FAÇA SUAS COMPRAS PELO NOSSO BLOG.

Top30 Brasil - Vote neste site!
FAÇA SUAS COMPRAS PELO NOSSO BLOG. Concurso de sites Top30.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 1 de junho de 2010

BH CARNAVAL 2011*

*Afonso Marra Filho, o Mestre Affonso, é natural de Belo Horizonte. Músico, produtor, radialista, colunista, está imerso no mundo do samba há 50 anos. Como diretor de Bateria, é detentor de vinte notas dez e vários Tamborins de Ouro, maior premiação individual no Carnaval de Belo Horizonte. Há seis anos, é colaborador do Programa Acir Antão, como repórter do samba, na Rádio Itatiaia, todos os domingos. A partir de agora passa também a colaborar com esse blog. Toda sexta-feira, a COLUNA DO MESTRE AFFONSO oferece dicas de rodas de samba, conta histórias e causos e passa um pouco de sua experiência.

Na verdade a rapaziada está começando a casa pelo telhado, querendo já definir o regulamento para 2011. A primeira providencia a ser tomada deveria ser a moralização do carnaval, através do cumprimento do regulamento de 2010, que diz que quem não entregasse a prestação de contas no tempo determinado estaria fora do carnaval de 2011. Não vou admitir nunca que uma entidade, o Sambadez, que representa a maioria das escolas de samba da cidade, seja conivente com os erros de alguns dos seus filiados, igualando-os aos filiados que estão dentro da legalidade. Isto é no mínimo uma aberração, um desvio gravíssimo de conduta. Está mais que provado, até pela falta de prestação de contas, que a maioria das nossas escolas de samba não tem condição de participar do carnaval. Das 12 escolas de samba que participaram do carnaval de 2010, sete não prestaram contas, pelos mais variados motivos possíveis. Mais que tudo ficou provada a falta de responsabilidade com o dinheiro público. Sou de opinião que com quatro ou cinco escolas de samba faríamos um carnaval muito superior ao que temos hoje, melhorando inclusive as condições dos blocos caricatos e outras manifestações que acontecem pela cidade. As verbas seriam aproveitadas de maneira coerente, não teríamos inadimplentes, o carnaval seria feito por quem realmente quer fazer carnaval, sem a presença dos oportunistas. Haveria também o grupo B, mas este seria um grupo de avaliação com possibilidade de acesso ao grupo principal, com regras bem definidas. Estas são apenas algumas linhas de um projeto a ser elaborado. O importante é que o nosso carnaval seja tratado profissionalmente, sem paternalismo, sem arranjos dúbios, seguindo um rigoroso regulamento.
Fazer como foi feito no dia 15, um regulamento para ser entregue no dia 17, na minha ótica, é pior que não entregar regulamento algum. Se em cinco anos não conseguiram fazer um regulamento funcional, é difícil acreditar que o farão em duas ou três horas de reunião. Mesmo estando errado, pois prazos já foram descumpridos, o Sambadez deveria humildemente solicitar mais um prazo e desta vez cumpri-lo com a ajuda de quem entende da matéria e principalmente, com acompanhamento jurídico. Regulamento não depende de boa intenção, depende de conhecimento. Depende de estudo, pesquisa, equipe capacitada, e de profissionais que entendam da matéria.
Dentro do besteirol que vivemos em matéria de carnaval, mesmo depois de o prefeito Márcio Lacerda ter declarado que trará em 2011 o carnaval para o centro da cidade, surgiu um mágico indicando – pasmem – o Mineirão como local para os desfiles. Olha amigo, continua na sua e deixe o carnaval para quem é do ramo. Tecnicamente o Mineirão é inviável para os desfiles das escolas de samba e blocos caricatos: o Mineirão é redondo, cheio de subidas e descidas, o acesso é complicado, as áreas de concentração e dispersão não existem da forma que necessitamos, o transporte é complicado, enfim, brincadeira tem hora.
Digo sempre, faz anos, que o carnaval é um produto altamente rentável e vendável, mas é preciso que o carnaval seja administrado por profissionais do ramo, apoiados por outros profissionais de acordo com as necessidades. Em linguagem carnavalesca: criar um tema é muito fácil, o difícil é elaborar uma sinopse que dê a oportunidade de que toda a escola faça um bom desfile, inclusive aproveitando os materiais e a disponibilidade financeira colocada à disposição do carnavalesco ou da equipe de carnaval. Parece fácil, mas não é. É preciso tempo, projetos, enfim, hoje o carnaval é um produto e como produto dever ser tratado.
Obrigado, meu Deus, pela honra e a glória de ter nascido sambista.
mestreaffonso@bol.com.br
Blog: http://mestreaffonsozip.net/

Retirado do blog de Zu Moreira.

2 comentários:

Jama Libya disse...

1/Conspiração judaica tupiniquim contra os negros afrobrasileiros
O GLOBO ditadura Vanda lista da comunicação, leviana ardilosa e racista inimiga do povo brasileiro. No Brasil os judeus monopolizam a TV discriminam e humilham as mulheres negras? A MeGaLOBO RACISMO? A violência do preconceito racial no Brasil personagem (Uma negra boçal degradada pedinte com imagem horrenda destorcida é a Adelaide http://globotv.zorra-total/v/adelaide-e-briti-pedem-dinheiro-no-metro/, do Programa Zorra Total, TV Globo do ator Rodrigo Sant’Anna? Ele para a Globo e aos judeus é engraçado, mas é desgraça para nós negros afros indígenas descendentes, se nossas crianças não tivessem sendo chamadas de Adelaidinha ou filha, neta e sobrinha da ADELAIDE no pior dos sentidos, é BULLIYING infeliz e cruel criado nos laboratórios racistas do PROJAC (abrev. de Projeto Jacarepaguá da Central Globo de Produção) da Rede Globo é dominado por judeus diretores, produtores e apresentadores ( OBS. além destes judeus e judias citados existem centenas de outros e mais de 200 atores, atrizes, comediantes, artistas e apresentadores judeus e judias e milhares de empregados e colaboradores da " Rede Globo Judaica Midiática Brasileira" )como Arnaldo Jabor,Carlos Sanderberg ,Luciano Huck, Jairo Bouer,Luis Erlanger,Marcos Losekann,Marcius Melhem e Leandro Hassum,Vladimir Brichta,Tiago Leifert,Pedro Bassan, Pedro Bial,William Waack,William Bonner & Fátima Bernardes,Ernesto Paglial & Sandra Annenberg, Pedro Doria & Leila Sterenberg, Mateus Solano& Paula Braun, Yvonne Maggie,Mônica Waldvogel,Renata Malkes,Sandra Passarinho,Amora Mautner,Lillian W. Fibe,Esther Jablonski,Patrícia Taufer,Glenda Kozlowski Fernanda Grael, Leila Neubarth,Beatriz Thielmann,Gilberto Braga,Wolf Maya, Mauro Halfeld ,Mário Cohen,Ricardo Waddington,Max Gehringer ,Maurício Kubrusly,Mauro Molchansky,Maurício Sirotsky,Marcelo Rosenbaum,Michel Bercovitch,Fábio Steinberg,Carlos de Lannoy,Roberto Kovalick,Guilherme Weber, Régis Rösing,Caio Blinder,Daniel Filho,Gilberto Braga, Gilberto Leifert, Gilberto Dimenstein ,Walcyr Carrasco,Carlos H. Schroder e o poderoso Ali Kamel diretor chefe responsável e autor do livro Best seller o manual segregador (A Bíblia do racismo,que irônico tem por titulo NÃO SOMOS RACISTA baseado e num monte de inverdades e teses racistas contra os negros afrodescendentes brasileiros) E por Maurício Sherman Nisenbaum (que Grande Otelo, Jamelão , Luis Carlos da Vila e Geraldo Filme chamavam o de racista porque este e o Judeu sionista racista Adolfo Block dono Manchete discriminavam os negros)responsável dirige o humorístico Zorra Total Foi dono da criação de programas e dos programas infantis apresentados por Xuxa(Luciano Szafir)e Angélica(Luciano Hulk) ambas tendo seus filhos com judeus,apresentadoras descobertas e lançadas por ele no seu pré-conceitos de padrão de beleza e qualidade da Manchete TV dominada por judeus sionistas,este BULLIYING NEGLIGENTE PERVERSO da Globo.

Jama Libya disse...

2/Conspiração judaica tupiniquim contra os negros afrobrasileiros
O GLOBO BULLIYING NEGLIGENTE PERVERSO da Globo. Humilhante absurdo e desumano que nem ADOLF HITLER fez aos judeus, mas os judeus sionistas da TV GLOBO faz para a população negra afro-descendente brasileira isto ocorre em todo lugar do Brasil para nós não tem graça, esta desgraça de Humor racista criminoso, que humilha crianças é desumano para qualquer sexo, cor, raça, religião, nacionalidade etc. o pior de tudo esta degradação racista constrangedora cruel é patrocinada e apoiada por o S.R. Ali KAMEL fascista sionista (marido da judia Patrícia Kogut jornalista do GLOBO que liderou dezenas de judeus artistas intelectuais e empresários dos 113 nomes (Manifesto Contra as contra raciais) defendida pela radical advogada Procuradora judia Roberta Kaufmann do DEM e PSDB e o Senador Demóstenes Torres que foi cassado por corrupção) TV Globo esta mesma que fez anúncios constantes do programa (27ª C.E. arrecada mais de R$ 10, milhões reais de CENTARROS para esmola da farsa e iludir enganando escondendo a divida ao BNDES de mais de três bilhões dólares dinheiro publico do Brasil) que tem com o título ‘A Esperança é o que nos Move’, show da “Criança Esperança” de 2012 celebrará a formação da identidade brasileira a partir da mistura de diferentes etnias) e comete o Genocídio racista imoral contra a maior parte do povo brasileiro é lamentável que os judeus se divirtam com humor e debochem do verdadeiro holocausto afro-indigenas brasileiro o Judeu Sergio Groisman em seu Programa Altas Horas e assim no Programa Encontro com a judia Fátima Bernardes riem e se divertem. (A atriz judia Samantha Schmütz em papel de criança um estereótipo desleal e cruel se amedronta diante aquela mulher extremamente feia) para nós negros afros brasileiros a Rede GLOBO promove incentiva patrocínio (O soció,olopata Demétrio Magnoli e os jornalopata$$$tas Luiz Carlos Azenha, Diogo Mainardi, Reinaldo Azevedo arautos das elites conservadores patrocinados da Casa Grande contrários a empenhos positivos a favor da sociedade dos afrodescendentes. ) preconceitos raciais que humilha e choca o povo brasileiro. Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 – REQBRA Revolução Quilombolivariana do Brasil - quilombonnq@bol.com.br