FAÇA SUAS COMPRAS PELO NOSSO BLOG.

Top30 Brasil - Vote neste site!
FAÇA SUAS COMPRAS PELO NOSSO BLOG. Concurso de sites Top30.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CARNAVAL 2010

Por Mestre Afonso:

É claro que sou cheio de defeitos, sou humano. Alguns dizem que sou intransigente, teimoso, murrinha, radical, e outras coisas mais. Só não dizem que sou desonesto, porque nunca fui. Tenho o nome limpo e luto pela minha causa – com erros às vezes, mas luto com honestidade, sem dever nada a ninguém. Quando falo sobre o samba de Belo Horizonte, falo com conhecimento de causa, são 50 anos de avenidas e terreiros, convivendo quase que diariamente com todas as vertentes do samba da cidade.
Talvez o meu maior defeito, segundo algumas óticas, é não me calar diante das mentiras que ouço em nome do samba. Tenho certeza de que se eu fosse baba ovo e engolisse calado tudo que vejo de errado, seria – como já tentaram me fazer ser – o veículo ideal para as muitas “armações” que tentam impingir aos sambistas. Falo o que vejo, sinto, e posso provar.
Não caí de pára-quedas no samba, são 50 anos de lutas e 20 notas dez em 20 anos como diretor de bateria, aqui e no interior. Graças a Deus, seguindo os caminhos da franqueza e da verdade, sempre deixei amigos por todas as agremiações pelas quais passei. Como bem disse o grande Moacyr Luz: “O samba é tudo que eu sei, e momo é o único rei que amei”. E vamos nós:
Infelizmente tenho que criticar o que é mal feito. Não no sentido da critica pura e simples, mas sim na intenção de ver melhoramentos e avanços neste nosso tão combalido carnaval. No dia 5 passado fizeram no Mercadinho da Lagoinha, o que seria a apresentação dos sambas-enredos das escolas de samba e blocos caricatos de Belo Horizonte. Divulgaram bastante, convidaram representantes da Belotur (O Sr. Arthur Vianna estava lá), enfim, armaram o circo para impressionar, visando mais apoio e melhores verbas. Deu tudo errado.
Das escolas de samba – para apresentar seus sambas-enredos – só compareceram: BEM TE VI e IMPÉRIO DA NOVA ERA. Cidade Jardim, Chame-Chame, Canto da Alvorada, Unidos do Onça, Inconfidência Mineira, Acadêmicos de Venda Nova, e outras que dizem que vão participar do carnaval de 2010, apareceram, mas não apresentaram seus sambas. Bloco caricato apresentando samba, não vi, assim com também não vi nenhum representante de outras entidades representativas dos blocos e escolas de samba. Vi somente o presidente do Sambadez. Das escolas de samba que compareceram, somente as duas citadas (Bem-Te-Vi e Império da Nova Era) apresentaram samba-enredo: os Unidos Guaranis apresentaram um sarau com músicas da “velha-guarda da escola?”, e a escola de samba Imperatriz de Venda Nova, simplesmente abandonou a festa. E aqui defendo a atitude da diretoria da Imperatriz, a festa era para apresentação de samba-enredo.
A Imperatriz levou bateria, mestre-sala e porta-bandeira, enfim, foi para uma apresentação de samba e teve que ficar assistindo um sarau, que na verdade, apesar de bonito, nada tinha a ver com a intenção do evento. A escola de samba que melhor se apresentou – a mais organizada - foi a Bem-Te-Vi, principalmente pela bateria comandada pelo Deley, meu querido discípulo.
E assim, na minha ótica, perdemos mais uma oportunidade de aproximação real com o poder. O que vimos foi uma demonstração de desunião, desorganização, fraqueza.Sem união verdadeira de esforços, menos vaidade, mais capacidade e liderança, nosso carnaval jamais voltará a ser o que já foi um dia.
Obrigado, meu Deus, pela honra e a glória de ter nascido sambista.
mestreaffonso@bol.com.brBlog: http://mestreaffonsozip.net

Nenhum comentário: