FAÇA SUAS COMPRAS PELO NOSSO BLOG.

Top30 Brasil - Vote neste site!
FAÇA SUAS COMPRAS PELO NOSSO BLOG. Concurso de sites Top30.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O SAMBA E SUA PROLE*

*Por Mestre Afonso.


Adotou-se, talvez pelo seu sucesso em 1917, que oficialmente o primeiro samba gravado foi o "Pelo Telefone". Há controvérsias. A gravadora Odeon, por exemplo, que registrou o samba chamado de pioneiro, antes dele já havia gravado, na série lançada entre 1912 e 1914, Descascando o Pessoal e Urubu Malandro, classificados como samba no próprio catálogo da fábrica. Na série de 1912 a 1915 consta A Viola Está Magoada, de Catulo da Paixão Cearense, interpretada por Bahiano e Júlia Martins, além de Moleque Vagabundo, de Lourival Carvalho, também identificados como samba. O selo Columbia editou série entre 1908 e 1912, aparecendo nela como “samba” as gravações Michaella, Quando a Mulher Não Quer, e No Samba.

A autoria do “Pelo Telefone”, um maxixe, também é contestada. Muitos defendem a tese de que este samba era cantado nas rodas na casa da Tia Ciata ou Asseata (coletivamente) e que Hernesto dos Santos, o Donga, registrou apenas a música e anos depois Mauro de Almeida, o Peru dos Pés Frios, registrou a letra. Da mesma maneira como existem dúvidas quanto à autoria de “Pelo Telefone”, não se pode concluir com certeza qual foi o primeiro samba gravado.

A origem da palavra samba, contudo, parece ser mais remota. Seria, provavelmente, uma derivação do quimbundo semba, que significa umbigada, ou do umbumdo samba que significa estar animado ou estar excitado. Há também quem afirme que a palavra tenha sua ligação com a língua luba e com outras línguas bantas, nas quais samba significa pular ou saltar com alegria, ou reza, queixa, lamento. O que prova que o samba é bem anterior à música de Donga.

A primeira vez que a palavra SAMBA apareceu na imprensa brasileira, foi no jornal satírico O CARAPUCEIRO, editado em Recife entre1832 e 1842, por um frei religioso, o padre Lopes Gama. Em uma das edições de 1838, o padre se refere a “samba d`almocreves”, classificando o estilo musical como coisa própria da periferia, do meio rural (almocreve era o serviçal que se ocupava de cuidar de mulas e burros).

Construção - O samba é basicamente uma construção musical feita com um compasso binário e um ritmo sincopado. É sobre esta forma básica que todos os tipos de samba existentes hoje se formulam.

Tipos de Samba - A partir do semba que os viajantes portugueses descobriram no Século XVIII em Angola e no Congo, o etnólogo Câmara Cascudo descobriu três tipos de dança que continham a base do ritmo que originou os sambas brasileiros. Essas danças são: a dança da umbigada, a de pares e a de roda. Essa música e essas danças foram trazidas para o Brasil pelos escravos e desenvolveram-se por todo o país. Elas receberam, em cada estado brasileiro, um nome diferente, um jeito diferente de ser tocadas e dançadas. Dos nomes e das ramificações desses ritmos africanos temos hoje o tambor de crioula no Maranhão; o bambelô no Rio Grande do Norte; o coco, o milindo, o piaui e o samba no Ceará e na Paraíba; o coco de parelha trocada, o coco solto, o troca parelha ou coco trocado, o virado e o coco em fileira em Pernambuco; o samba de roda, samba duro, e o batebaú na Bahia; o jongo, o samba-lenço, o samba-rural e o samba de roda em São Paulo ; o caxambú, o jongo, o samba e o partido alto no Rio. Temos também o jongo mineiro, enfim, são muitas as denominações e as formas de dançar e cantar samba. Por exemplo, o pagode — ritmo que surgiu nas mídias entre as décadas de 70 e 80— é uma dessas novas manifestações advindas do samba. Ainda temos o samba-rock, samba-jazz, samba de mesa, samba de terreiro, samba de breque, samba de quadra, samba-enredo, etc. Portanto, é certo afirmarmos que o samba pode ser visto hoje como um ritmo que engloba vários outros, já que suas ramificações não param de crescer.

Nenhum comentário: