FAÇA SUAS COMPRAS PELO NOSSO BLOG.

Top30 Brasil - Vote neste site!
FAÇA SUAS COMPRAS PELO NOSSO BLOG. Concurso de sites Top30.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 13 de julho de 2009

JAIRO PEREIRA DA COSTA,MAIS UM BALUARTE DO SAMBA DE BH

Aí vai mais um dos que deram o chute inicial pelo samba mineiro. A minha homenagem a "ESCOLA DE SAMBA CIDADE JARDIM"


Sambista nato, o Blog CARNAVAL BH tem o orgulho de apresentar a todos nada mais nada menos do que: Seu “Jairo Pereira da Costa “ o mesmo que apadrinha com seu nome o troféu CARNAVAL BH.Sua vida como sambista começa em 1957, quando ele é eleito cidadão samba de Belo Horizonte, quando ainda era componente da extinta escola de samba “União Serrana”, no Bairro da Serra. Em 1961 ele realiza o seu maior feito como sambista . Seu Jairo funda no Conjunto Santa Maria o GRES.CIDADE JARDIM a maior campeã do carnaval de Belo Horizonte até os dias de hoje, muito mais que um presidente de escola de samba, Jairo é um símbolo de nosso carnaval e mesmo após sua morte sua presença ainda é viva dentre a memória dos sambistas da capital, sendo ate mesmo enredo de sua escola no ano de 2006, quando a GRES.Cidade Jardim contou a historia de seu mais querido presidente,ficando em 4ºlugar com “Festa para o Rei Negro”Uma lenda do samba, um homem acima de seus ideais, onde o valor dado por ele como sambista supera todas as expectativas.Mesmo hoje quando o carnaval de Belo Horizonte passa por um momento tão delicado de sua história, seu nome ainda ecoa no mundo do samba de Belo Horizonte.Como dizia a letra do samba de sua escola do coração, na ocasião de sua homenagem.(A GRANDE ESTRELA HOJE BRILHA NO CÉU FEITO UM MENESTREL A ILUMINAR, CANTA MEU POVO REVERENCIANDO ASSIM A FESTA DO REI NEGRO SOU FELIZ SOU CIDADE JARDIM)

Retirado do blog "carnavalbh"

P.S.: OBRIGADO M.FONSO, COM ISSO ESTOU APRENDENDO UM POUCO MAIS SOBRE O NOSSO SAMBA.



Um comentário:

Mestre Affonso disse...

Com respeito a todos os sambistas, desde os mais humildes aos grandes baluartes, Jairo Pereira da Costa foi o maior sambista que conheci.
Um negro altivo, extremamente elegante, honesto como poucos, o ele que tratava de boca valia mais que qualquer documento. Jairo era tão querido e tão líder, que pela sua postura, mais de trinta famílias lhes deram filhos para batizar. Infelizmente, apesar de nos conhecermos a anos, só tivemos maior contato no ano em que a Cidade Jardim homenageou JK e ele me convidou para ser diretor de bateria, foi um os maiores desfiles de BH.
Neste ano passamos quase todos os dias juntos, discutindo o tema da escola, comprando lanche para a bateria, enfim, montando toda a estrutura necessária. E ela veio para arrasar:
“Ah! Eu sou cidade Jardim, vermelho e branco são as cores do meu coração”, Samba Meu, do Fabinho do terreiro e do Handley Carioca.
Tínhamos projetos maravilhosos em mente, queríamos transformar o conjunto Santa Maria, a Cidade Jardim, em escola de vida com projetos profissionalizantes e outras coisas mais... Tudo já estava em andamento.
Numa certa manhã ligo o radio no Programa Acir Antão (sempre ele) ele falava sobre a morte do Jairo. O chão fugiu-me aos pés, a alma murchou, um grito de dor partiu-me da garganta, morria um pedaço de mim.
No velório, na quadra da escoa, todos os bambas da cidade. No caixão ele com seu terno branco conservando a altivez que manteve por toda sua vida.
Pois é moçada... Exaltar o Jairo é exaltar nossa história é manter firme e forte a bandeira do nosso samba.
Meu amigo Jairo, um beijo no seu coração, onde você estiver.
Saudade irmão, muita saudade.