FAÇA SUAS COMPRAS PELO NOSSO BLOG.

Top30 Brasil - Vote neste site!
FAÇA SUAS COMPRAS PELO NOSSO BLOG. Concurso de sites Top30.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quinta-feira, 9 de julho de 2009

A ANTROPÓLOGA E AS “MULATAS DE CRISTO”

Extraído do blog "MEU LOTE" de Nei Lopes.

"Nossa amiga(do Nei) Kelly Adriano de Oliveira, filha do saudoso Adriano, baterista durante muitos anos responsável por boa parte do suíngue da nossa Leny Andrade, acaba de defender brilhantemente sua tese de doutorado na UNICAMP [ver em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp]. Apresentada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da conceituada universidade, a tese, “Deslocamentos entre o samba e a fé – Um olhar para gênero, raça, cor, corpo e religiosidade na produção de diferenças”, é sobre a percepção, pelas chamadas “mulatas” das agremiações sambistas paulistanas, do universo de preconceitos e estereótipos que cerca a mulher negra no mundo do samba.
Em sua pesquisa de campo, a Dra. Kelly surpreendeu-se ao saber que boa parte das passistas ouvidas frequenta igrejas evangélicas neopentecostais, como as intituladas “Renascer em Cristo”, “Bola de Neve” e “Igreja da Graça Mundial”.
Mais surpreendente ainda, para a antropóloga, foi constatar que, por pertencerem a essa igrejas, as moças julgam ter adquirido uma “blindagem” de corpo e alma, o que as tornaria imunes aos propalados males do ambiente do samba. E o próprio estigma de vulgarização que pesa sobre a atividade delas (naquele samba mecânico, sobre saltos plataforma – O parênteses é nosso(do Nei).), estaria neutralizado por sua condição de cristãs fervorosas, de convicções inabaláveis.
E encontrou mais coisas a Dra. Kelly! Coisas importantes. Que lhe renderam aplausos dos assistentes e a aprovação da banca examinadora."

Nenhum comentário: