FAÇA SUAS COMPRAS PELO NOSSO BLOG.

Top30 Brasil - Vote neste site!
FAÇA SUAS COMPRAS PELO NOSSO BLOG. Concurso de sites Top30.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 7 de abril de 2009

DONA IVONE LARA EM LIVRO


Por Eugênia Rodrigues
Publicada em 17 de Fevereiro de 2009
Assunto: Livros


"Nasci para sonhar e cantar - Dona Ivone Lara – A mulher no samba" é o recém-lançado livro sobre a grande dama do samba. Escrito pela jornalista Mila Burns, ele investiga não só a vida e obra da cantora e compositora imperiana, mas também a trajetória do sexo feminino nesse que é o mais popular dos gêneros musicais do país.

A obra sai pela Editora Record, tem 176 páginas + 16 de encarte e custa R$ 32,00. Segue abaixo o texto enviado pela divulgação.


neste link está em oferta: http://www.travessa.com.br/NASCI_PARA_SONHAR_E_CANTAR_DONA_IVONE_LARA_A_MULHER_NO_SAMBA/artigo/6813b165-ca73-41c0-b18b-c4866cf06e34


"Responsável por algumas das mais belas canções batucadas Brasil afora, como Sonho meu e Alguém me avisou, Dona Ivone Lara é figura central da música popular brasileira. Primeira mulher a fazer parte da ala de compositores de uma escola de samba, sua trajetória se confunde com a história do próprio ritmo. Em NASCI PARA SONHAR E CANTAR, Mila Burns, repórter da Rede Globo, faz um estudo antropológico, de gênero e raça, sobre a vida e carreira da cantora e letrista.
A proposta do livro, além de contar a carreira de Dona Ivone Lara, é contextualizar a presença das mulheres, compositoras especialmente, na música popular brasileira, e que tipo de adversidades e preconceitos elas tiveram de superar. "Percebo a figura de Dona Ivone como uma representação de tenacidade, de vontade e, sobretudo, inteligência. Ela traça a própria vida, é senhora de seu destino, não espera as coisas acontecerem.", conta Mila.
NASCI PARA SONHAR E CANTAR acompanha a trajetória da cantora, orfã muito cedo, passando pelos anos em que ela se dividia entre o samba e a profissão, enfermeira, até o estouro tardio como cantora. Mila Burns entrevistou Dona Ivone Lara e outras fontes ligadas a autora diversas vezes. A pesquisa demorou mais de um ano.
O livro nasceu como tese de mestrado em Antropologia da autora, mas passou por um segundo processo de escrita e adaptação. "Tive de fazer grandes adaptações. É uma coisa muito complicada para um acadêmico, talvez mais difícil que escrever a tese. Dói ter de abrir mão de determinadas referências que foram pesquisadas por muito tempo, viraram quase parte da mesa de cabeceira. As mudanças, no entanto, são necessárias para tornar a leitura menos dura, menos acadêmica e me esforcei muito para fazer isso sem deixar de fora referências interessantes", finaliza.

Mila Burns é jornalista (ECO/UFRJ) e mestre em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ). Nasceu em Vitória/ES e herdou dos pais o amor pela música brasileira. Quando chegou ao Rio, em 1998, tomou contato direto com os protagonistas desse universo, que se tornaram o principal assunto de suas reportagens na TV Globo e de suas pesquisas em diversas instituições. Este livro é o resultado do casamento dessas duas paixões".

Nenhum comentário: